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Pr. Antônio Gilberto Fala de Ordenação de Mulheres e Pós-modernidade
Ex-cientista
da NASA, a agência espacial americana, o pastor Antônio Gilberto é consultor
doutrinário da CPAD, membro da Casa de Letras Emílio Conde, mestre em Teologia,
graduado em Psicologia, Pedagogia e Letras, membro da diretoria da Global
University nos Estados Unidos e autor dos livros “Mensagens, Estudos e
Explanações em 1 Coríntios”, “O Calendário da Profecia”, “O Fruto do Espírito”,
“A Bíblia: o livro, a mensagem e a história”, “A Prática do Evangelismo Pessoal”,
“Verdades Pentecostais”, “A Bíblia através de séculos”, “Crescimento em Cristo”
e “Manual de Escola Dominical”, sendo este último o seu maior best-seller, com
mais de 200 mil exemplares vendidos. Em outubro de 1997, ele recebeu da Abec
(Associação Brasileira de Editores Cristãos) o prêmio Personalidade Literária.
É uma das maiores personalidades da literatura no Brasil.
Seara
News - Um assunto polêmico, cujo debate já dura por décadas, é o ministério
pastoral feminino. Hoje algumas Assembleias de Deus já reconhecem a ordenação
de mulheres. Existe respaldo bíblico-doutrinário para isso?
Pr. Antônio Gilberto
- Não, não e outra vez não! Não existe! Ordenação… Mulheres no Santo
Ministério, tanto venham. Inclusive muitas vezes elas fazem o trabalho melhor
do que os homens. Mas ordenar para o Santo Ministério, não tem base nas
Escrituras. E como é que isso está acontecendo? É a igreja a culpada e a igreja
vai prestar conta disso. A igreja que eu digo não é a igreja o prédio, os
responsáveis vão prestar conta disso. Jesus nunca ordenou mulheres. O apóstolo
Paulo que é um paradigma, não separou, nunca ordenou mulheres. Agora, mulheres
trabalharem no Santo Ministério, tanto venham. Cantoras, professoras de escola
dominical e etc. Mas irmão Gilberto, e diaconisa? Lá no livro de Romanos o
apóstolo Paulo disse que aquela irmã era diaconisa na igreja de Cencréia. Onde
está isso no original? Não existe! Sim, mas o comentário que eu li diz que era
diaconisa. Conversa! No grego está na forma masculina, ou seja, Paulo deixou
aquela mulher ali provisoriamente, ou então o trabalho era novinho e não tinha
homem nenhum para exercer o diaconato, ele disse vem cá “fulana” (Febe), faz o
trabalho aqui, a obra de Deus não pode parar por causa de problema humano. Está
no masculino.
Uma vez um pastor
presidente de uma grande e renomada convenção, nós estávamos juntos em Goiânia
ministrando, e ele no hotel conversando comigo, disse: “estou agora na
presidência, vou incentivar, irmão Gilberto, o diaconato das mulheres que está
praticamente parado. O que o irmão diz?”
- Eu prefiro primeiro
que o senhor que é o chefe, me dê alguma coisa.
Ele disse: “eu me
baseio lá em Rm 16, Febe, aquela irmã que era um tesouro na igreja de Cencréia
(inclusive quando os irmãos forem a Grécia visitem as ruínas de Cencréia. Eu
fui lá visitar, só tem ruínas, e eu fiquei pensando onde é que ficaria aqui a
casa dela, porque tudo indica que era uma mulher de muito dinheiro. Paulo
disse: “ela me hospedou muitas vezes, e hospedou a muitos”), que era diaconisa,
a Bíblia em português diz: que serve ao Senhor na igreja de Cencréia, outra
versão que eu tenho diz que ela servia como diaconisa”. Eu me calei, e ele
disse: “uma segunda passagem, irmão Gilberto, que eu tenho em mente é lá em
Timóteo quando a Bíblia diz: e as mulheres…”
Eu disse: Pastor, a
passagem de Romanos no original está no masculino, pode pegar qualquer
manuscrito bíblico. Ou seja, ou o trabalho era novinho e não tinha homens
habilitados, e o apóstolo Paulo um homem cheio do Espírito Santo, a obra de
Deus não ia parar por causa de problema humano. Vem cá, Febe, exerce aqui
enquanto não se prepara um homem, ou então não sei a razão, a Bíblia não
explica, mas está no masculino.
“E lá em Timóteo?”
Pode pegar o termo
original que a oração no grego pára, e quando diz as mulheres, são as esposas
dos obreiros. Ele parou, e parou até hoje.
Voltando a pergunta, o
que o irmão diz disso? É anti-bíblico. E o que fazer? Quem estiver fazendo vai
prestar conta a Deus. Mas infelizmente não é só ordenação de mulheres, é muita
coisa que a igreja decide por ela. Eu podia fazer menção aqui, não vou, não há
necessidade. Para ninguém pensar que é só esse fato: São várias coisas que a
igreja faz sem ter… Por exemplo, há igrejas que só separam (consagram) obreiros
para o diaconato se forem casados, não estou criticando a igreja local, há
igreja que só separa (consagra) casados, porque o escândalo está sendo grande
de obreiros solteiros. Enfim, a igreja que tomou a decisão, não é a Bíblia.
Batismo em águas: tem
igreja que a pessoa se entregou pra Jesus, foi perdoada ali mesmo, foi
convertida, batiza na água. Tem igreja que diz: “Não, aqui pra ser batizado tem
que fazer um cursinho”. Lá na minha igreja, por exemplo, tem um cursinho de
três meses, onde está isso na Bíblia? Lugar nenhum. É a igreja que decide!
Realização de
matrimônio, esse caso é mais um, só que este é grave.
Então, em resumo, não
tem base na Escritura, nem no Antigo, nem no Novo Testamento. Deus quer a
mulher no ministério, quanto mais, melhor, para muita tarefa. Mas ordenação
para cuidar do rebanho Deus reservou para o homem. De modo que esse negócio
está dando problema. E os que estão na Assembleia de Deus? Vão prestar conta a
Deus! Vamos brigar com eles? Deixa pra lá, vão prestar conta a Deus! Esse é que
é o problema, a Bíblia diz cada um de nós. Eu vou dar conta e os irmãos vão dar
conta também. Se o Tribunal de Cristo fosse coletivo…, mas a Bíblia diz cada
um. Então nós temos que pensar nisso.
Seara
News - Qual o posicionamento do pastor diante das mudanças dos crentes na
conjuntura sociológica na pós-modernidade?
Pr. Antônio Gilberto
- Em primeiro lugar, o que é pós-modernidade, no sentido bem popular? É o
predomínio do humanismo, (não estou falando de humanitarismo, estou falando de
humanismo). E o que é humanismo em filosofia? É o homem ser o centro e Deus
jogado fora. É isso que o mundo, inclusive o Brasil vive. E como começou isso?
Começou há décadas, logo depois da Segunda Guerra Mundial. Então não é o
humanitarismo, porque este é uma coisa maravilhosa, eu estou falando de
humanismo. E o que é humanismo, onde está na Bíblia? 2 Timóteo 3, está bem
claro isso lá, como sinal da vinda de Cristo. O homem passa a ser o centro de
tudo e Deus na periferia jogado fora. E pode ver, a sociedade chegou nesse
ponto. Nem na igreja Católica, eles vão à missa só pra marcar ponto, nem sabem
quem é o vigário, acabou. A igreja Católica hoje vive somente de forma.
Então qual o
posicionamento do pastor diante das mudanças dos crentes na conjuntura
sociológica na pós-modernidade? Pós-modernidade é um movimento filosófico de
inspiração satânica que começou logo depois da Segunda Guerra Mundial, por
volta do ano de 1947.
E qual é a filosofia? O
homem é o centro de tudo. Pode-se ver, colégio, faculdade, fábrica e tudo. E
Deus? Jogado fora, nem é mencionado.
E no passado? Não, no
passado pelo menos em teoria, hoje nem em teoria. E o que é que diz a Bíblia lá
nas epístolas? Moralmente o mundo irá de mal a pior. Tecnicamente não. Quem é
que não sabe que tecnicamente o mundo está se tornando uma maravilha? São
satélites, computadores, é uma benção. Mas moralmente, irmãos queridos, não vai
mudar, vai piorar. Mas essa nova geração, e escola, e programas do governo, as
associações? Não dá em nada, a Bíblia diz, irá de mal a pior. Em que sentido?
Moralmente. Graças a Deus que a igreja está na terra pregando o Evangelho, só
que a igreja tem que tomar cuidado pra se manter renovada, e isso custa um
preço porque o humanismo, ou seja, o pós-modernismo tomou conta da sociedade e
principalmente da juventude. Deus tenha misericórdia da juventude! O irmão
Edenin Pontes Neto tem 22 anos, essa idade é difícil. Então um jovem como o
irmão, na igreja, devemos levantar as mãos não sei quantas vezes para o céu e
louvar a Deus.
Quando eu estive na
Escandinávia, pouco tempo em viagem de pesquisa, mas ninguém sabia, os irmãos
sabem que foi a Escandinávia que evangelizou a América do Sul, muita gente
pensa que foi só o Brasil, na época eles mandaram missionários também para a
Argentina, Peru, Chile, Colômbia, nós somos brasileiros destacamos o Brasil. Os
irmãos sabem disso, que vieram da Escandinávia, da Suécia, da Finlândia, da
Noruega. E vejam, claro que eu estou repartindo isso porque os irmãos são
obreiros, se fossem novos convertidos eu não compartilharia isso. Na nossa
despedida lá, o pastor da Igreja Filadélfia, pastor Scott, nome bem difícil
dele, um pastor ainda bem jovem, disse:
- “irmão Antônio
Gilberto, eu gostaria de saber como será sua volta”.
Eu disse: “eu tenho que
pegar um vôo às 16 horas para Berlim e preciso estar liberado, enfim, até a
hora do almoço”.
Ele disse: “Olha, eu
vou convocar hoje à noite, domingo, o ministério pra uma despedida, com um
café, uma palavra da parte do irmão”.
Eu falo um pouquinho de
sueco, era pra falar melhor, mas a gente perde o controle. O sueco é muito
parecido com o inglês, o finlandês é mais parecido ainda. Bom, veja só o que
aconteceu: no momento certo eu estava numa sala muito bonita, aproximadamente
uns 60 homens e mulheres, diáconos, etc. Eu compartilhei um texto bíblico, ele
apresentou os obreiros que eram obreiros-chave, logo em seguida ele disse:
- “Meus irmãos, o irmão
Gilberto ele precisa se organizar para viajar, agradeço os irmãos por terem
vindo, tiramos foto, agora eu dispenso os irmãos, por favor, deixem o recinto
calmamente”.
Ele chegou pra mim e
disse:
- “Irmão Gilberto, eu
preciso, eu e minha esposa que está aqui, ficar alguns minutos com o irmão
antes do irmão ir para o hotel”.
Então os obreiros se
despediram, nos abraçamos ali, tiramos fotos e foram embora. Logo que saíram,
ele disse:
- “Vamos para o meu
gabinete”.
E quando chegamos lá no
gabinete ele disse:
- “Olha irmão Gilberto,
fomos nós”. Ele disse isso com os olhos lacrimejando e com a voz embargada.
- “Irmão Gilberto, o
irmão bem sabe que fomos nós que no século passado, a Escandinávia, principalmente
a Suécia, que Deus abalou o país, batizou com o Espírito Santo levantou aquela
igreja poderosa e uma das primeiras coisas foi mandar missionários, e
missionários para o Brasil, Daniel Berg e Gunnar Vingren e dezenas de outros”. Deus os abençoou que
levantaram aquela obra no Brasil e depois vieram os missionários americanos,
enfim. Aquilo me doeu. De fato nós estamos pecando.
Ele disse isso
comovido:
- “A gente nota irmão
Antônio Gilberto, ida e volta de obreiros do Brasil pra América, para o Canadá
e nós aqui abandonados”. Então com lágrimas nos olhos ele disse: “Venham nos
socorrer!”
Aquilo me doeu, eu não
agüentei e chorei também. “Venham nos socorrer!” Mas, meu irmão em que sentido?
Ele disse: “Jejuem por
nós, jejuem por nós, morram por nós num certo sentido”.
Está difícil a situação
na Escandinávia. Agora o pós-modernismo está uma maravilha lá, entre aspas.
Então, irmãos, significa que Jesus está voltando. Isso serve para gente botar
as barbas de molho [...]
A Entrevista completa
pode ser lida no link:
http://searanews.com.br/pr-antonio-gilberto-a-importancia-da-doutrina-biblica-para-a-igreja/
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