Estudo preliminar para candidatos ao Batismo.



O Batismo nas águas é um acontecimento de suma importância na vida de todo o crente em Jesus Cristo. Através do batismo é que nós testificamos, que somos salvos, e que não vivemos mais para o mundo, pois o batismo nas águas é um símbolo de “ sepultamento ”, isto é, o batismo é um símbolo de “sepultura” ali enterramos o nosso “ velho homem ” a nossa velha vida e ressurgimos com um corpo novo, pois o velho ficou lá na sepultura, digo no batismo.É de se estranhar que muitos crentes resistam ao batismo e até combatem alegando de que o “ batismo não salva ”, etc. Porém NÃO existe outra forma bíblica, pela qual, o crente entra para a Igreja que é o Corpo de Cristo, ou seja, para fazer parte da Igreja o crente precisa ser batizado, caso ele não seja batizado, ele pode até frequentar um igreja mas não faz parte da Igreja de cristo, esta fora. O crente ao ser batizado passar a participar da mesa do Senhor, ou seja, da Santa Ceia, o crente que não é batizado não pode participar pois ainda não se entregou totalmente ao Senhor pelo batismo. Ora todo crente tem a necessidade de “comer o corpo e beber o sangue de Jesus” pois Jesus mesmo disse em João 6:53 “Quem não comer o meu corpo (pão da santa ceia) e não beber do meu sangue (suco de uva da santa ceia) não tem vida em si mesmo” e “quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna”, em outras palavras : “ quem não comer o pão e não beber o sangue de Jesus NÃO tem a vida eterna veja : 1o ) A pessoa crê; 2o ) A pessoa é batizada; 3o ) A pessoa participa da Ceia , esta pessoa esta de acordo com a Palavra, esta pessoa esta salva ! É verdade que só batizar não garante a salvação, é preciso primeiro CRER em JESUS CRISTO como seu SENHOR E SALVADOR.
QUEM DEVE SER BATIZADO ?
Jesus disse em Marcos 16:16 “quem crer e for batizado será salvo”, se você diz que CRÊ em JESUS mas ainda não passou pelo batismo esta esperando esta esperando o que ? JESUS VOLTAR !?! Alguns dizem que não precisam se batizar para se salvar, estes estão errados ! Eles dizem que aquele ladrão que estava ao lado de Jesus na cruz, não foi batizado e foi salvo pois Jesus lhe disse : “ainda hoje estarás comigo no paraíso” Lucas 23:43, neste texto temos que considerar alguns pontos;
1o) O Ladrão estava na cruz, você esta numa cruz ?
 2o) O ladrão não teve tempo de se batizar, você não tem tempo também?
3o) O ladrão estava perto da morte, você esta perto da morte também ?
Este ladrão da Cruz estava simbolizando aquelas pessoas que no leito da morte se arrependem de seu pecados e aceitam Jesus, não dando tempo assim para se batizarem, neste único caso a pessoa é salva ! Mas se você tem tempo, está com vida e diz que já aceitou a Jesus e ainda não é batizado talvez seja hora de rever seus conceitos pois o batismo é ordem, mandamento e tem que ser obedecido !
JESUS NOS ORDENOU QUE SEJAMOS BATIZADOS NAS ÁGUAS
Mateus 28:19 “  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” O apóstolo Pedro também pregou o batismo Atos 2:38 38  E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo, muitos outros versículos veremos neste estudo que nos falam sobre o batismo, pois todos são prova evidente da conversão genuína a DEUS disse Jesus “pelos frutos se conhece a árvore” Mateus 12:33. O batismo é fruto da obediência ao mandamento de Jesus Cristo.
O SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS
A – O Batismo é símbolo de morte – Romanos 6:3,4
3  Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
4  De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
B – O Batismo é revestimento de Cristo – Gálatas 3:27
27  Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
C – O Batismo é ressurreição com Cristo – Colossenses 2:12,13
12  Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
13  E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,


TIPOS DE BATISMO
ASPERSÃO (borrifa mento) É a pratica de chuviscar água em gotas sobre a pessoa usado na Igreja Católica
AFUSÃO ( derramamento) É a pratica de jogar água sobre a pessoa usado na Igreja Tradicional
IMERSÃO ( mergulho ) É a pratica correta e bíblica de afundar na água a pessoa usado Igreja Evangélica.
Destes três tipos de batismo o mais correto é o batismo por IMERSÃO pois a própria palavra BATISMO significa literalmente mergulhar ou imergir, ao examinarmos a bíblia em Marcos 1:9-11 notamos no verso 10 o seguinte “logo que Jesus saiu da água...” ora, ninguém poderá sair se não tivesse entrado na água , então cremos que Jesus “entrou” na água para ser batizado, e NÃO ficou fora da água para receber o batismo de aspersão ou afusão, deduzimos que JESUS foi batizado por IMERSÃO, ou seja ele foi MERGULHADO na água , caso contrario se Jesus fosse batizado por imersão ou afusão ele teria sido batizado no templo e não no rio, também em Atos 8:38,39 quando o evangelista Felipe batizou o eunuco, diz “ pararam a carruagem e desceram ambos na água”, vemos aqui que, se o batismo fosse por aspersão ou afusão o eunuco mandaria que seus servos lhe trouxessem água do rio para ser batizado e não irem ambos ao rio para ser batizado, nos deixando claro que Felipe batizou o eunuco por imersão. Outra passagem que nos revela a maneira correta de se batizar é Romanos 6:4 “fomos pois SEPULTADOS com JESUS na morte pelo BATISMO...” agora eu te pergunto como é que sepulta a pessoa ? em pé ou deitada ? No batismo de IMERSÃO deita-se a pessoa na água, a água aqui simboliza o sepulcro a cova onde será ‘enterrada’ afundada a pessoa ali irá ficar a velha vida de pecado e ao sai da água ressurge para uma vida de vitórias Concluímos que a forma correta e bíblica para o batismo é a IMERSÃO.
JESUS FOI BATIZADO ELE É O NOSSO MAIOR EXEMPLO
“ Por esse tempo dirigiu-se Jesus da Galiléia para o rio Jordão, a fim de ser batizado por João Batista, Mateus 3:13-17, Marcos 1:9-11 , Lucas 3:21-22
Jesus não precisava se batizar, pois Ele não tinha pecados, o batismo é para o arrependimento dos pecados, então por que Jesus foi batizado ? Jesus foi batizado para servir de exemplo para nós, Ele mesmo disse que devíamos segui-Lo. E logo que Jesus foi batizado veio uma voz do céu que disse: “Este é o meu filho amado em quem eu tenho prazer” Tenho certeza que logo após o seu batismo meu querido irmão e irmã, ainda que não escutemos a voz de Deus, com certeza Deus terá prazer em você também, pois o filho que obedece é o filho que dá prazer ao Pai.
Após este pequeno estudo é impossível que você fique indiferente sobre o BATISMO, vá até o pastor e dê o seu nome ainda hoje em Nome do Senhor Jesus ! Amém
1) SIGNIFICADO DO BATISMO
É uma ordenança para a Igreja, instituída por Cristo e pelos apóstolos.
O Batismo é a identificação com Cristo em :
a- Sua Morte Timóteo 6:3-5, 11
b- Seu sepultamento Col 2:12
c- Sua ressurreição Col 3:1 e Rom 6:4,5

2) QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA ‘BATISMO’ ?
Significa “ mergulhar, submergir, imergir” Marcos 1:5, Jo 1:33, Atos 8:36-39
3) QUAL É O OBJETIVO DO BATISMO ?
Dar testemunho público perante a Igreja e o mundo, de nosso caráter cristão, o que nos identifica com Cristo, mediante a conversão, II Cor 5:17, Rom 6:4 , Cl 2:12, Rom 10:9
4) A IMPORTÂNCIA DO BATISMO NAS ÁGUAS :
a) Jesus ordenou – Mc 16:16
b) Jesus foi batizado – Mt 3:13-17, Mc 1:9, Lc 3:21( JESUS não precisava ser batizado, mas o fez para o nosso exemplo.
c) Os apóstolos o ordenaram, At 2:38,39,41 , At 8:36,38
d) Se a Jesus amamos guardamos o Seus mandamentos – Jo 14:15
e) Validamos nossa fé pela obediência – Tg 2:17,18 ; Jr 7:23 ; Jo 3:5 ; Lc 8:21
5) O BATISMO SALVA ?
O batismo em águas NÃO salva ninguém, visto que essa ordenança bíblica é para os salvos, veja :
“ Quem CRÊR e for batizado será salvo” Mc 16:16 , Jesus não disse o inverso :
“ Quem for batizado e crer será salvo” , sendo assim o Batismo é para quem CRÊ no Senhor Jesus.
6) QUEM PODE SER BATIZADO ?
Todo crente pode e deve ser batizado. O batismo nas águas é uma parte essencial da obediência, NÃO é uma opção !
Aqueles que recusam o batismo estão vivendo em desobediência à Palavra revelada de Deus.
7) QUANDO SE BATIZAR ?
A Igreja no livro de Atos, batizava as pessoas logo após a conversão das pessoas, pois a condição básica é ter nascido de novo, ou seja ter Jesus no coração, ser salvo em Cristo Jesus ! Atualmente, por prudência, as Igrejas preparam os novos convertidos com estudos bíblicos, afim de estarem firmes nas ‘razões da sua fé’ At 2:38 ; 8:36,39.
Os pré-requisitos do batismo são : ARREPENDIMENTO – FÉ – CONFISSÃO
8) QUEM PODE CONDUZIR O BATISMO ?
Normalmente é dever do pastor , entretanto na falta dele, um oficial ou até um servo de Deus poderá fazê-lo, desde que saiba corretamente o modo bíblico do Batismo.
9) O BATISMO DE CRIANCINHAS É BÍBLICO ?
NÃO É BÍBLICO ! Porque é necessário crer, arrepender-se dos seus pecados e decidir-se por Cristo Jesus , Mt 28:19, e Jesus mesmo ensinou : “ Deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o reino de Deus” , se o reino de Deus é delas , significa que não precisam do batismo para entrar nele. Outro ponto importante é o arrependimento, como uma criança quem nem sabe o que é pecado poderá se arrepender dele ?. Sigamos o exemplo de Jesus, pois quando criança foi apresentado no templo conforme Lc 2:21,22.
10) A PESSOA QUE FOI BATIZADA NA IGREJA CATÓLICA, OU MÓRMONS, OU TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, PRECISAM BATIZAR-SE ?
SIM ! Pois estas religiões deturparam a Bíblia Sagrada, e perante Deus o batismo efetuado por elas não é válido !
11) EM QUE NOME É BATIZADO O CRENTE ?
No nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, Mt 28:19
12) A CERIMÔNIA DO BATISMO É ACOMPANHADA DAS EXPRESSÕES EXTERIORES :
a) Profissão de Fé – Atos 8:37
b) Oração – Atos 22:16
c) Voto de Consagração – I Ped 3:21
13) QUAL É O MÉTODO ACEITÁVEL DE BATIZAR ?
O Pastor e o candidato ao batismo descem as águas juntos. A Igreja estarão louvando e orando a Deus . As vezes o pastor solicita do candidato ao batismo um testemunho público, e o pastor ora seguindo então batizando o candidato.
É bom lembrar que como este Culto é dirigido pelo Espírito Santo, é Ele que direciona tudo.
Muitos são curados e batizados no Espírito Santo, falam em línguas estranhas no momento do batismo. O batismo em águas é também o ato que oficializa o novo crente como membro da Igreja Evangélica .











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4 ERROS QUE UM OBREIRO NÃO PODE COMETER

A CORÇA E A SEDE DO HOMEM.